Tipo Doutorado
Ano 2013
Orientador PROF.ª DRª SIMONE MARIA ANDRADE PEREIRA DE SÁ
Título TELEVISÃO, INDÚSTRIA DA MÚSICA E REALITY SHOW MUSICAL NO BRASIL
Resumo O trabalho tem por objetivo abordar a relação entre televisão e indústria da música no Brasil a partir de um objeto pouco explorado: o reality show musical. Com a finalidade de analisar culturalmente as estratégias de produção do conjunto desses programas televisivos como importante fenômeno atual da comunicação de massa em transformação diante dos meios digitais, a pesquisa qualitativa englobou os formatos produzidos e exibidos localmente em seus dez primeiros anos de existência. A produção dos dados que permitiram a análise deu-se a partir de uma coleta diversificada de fontes como: a) fragmentos e episódios completos dos próprios programas disponíveis em vídeos no Youtube ou coletados diretamente pela gravação em vídeo da TV; b) matérias e críticas de jornais e revistas que geram informações e reflexões sobre os programas e os participantes que ganharam visibilidade para a sua posterior inserção no mercado musical; c) sites oficiais e oficiosos sobre os programas e releases para a mídia; d) entrevistas disponíveis na mídia impressa e na internet com os participantes e os responsáveis pela sua elaboração, bem como os seus jurados. A análise desses dados possibilitou a postulação da tese de que o reality musical nasce como um conjunto de programas televisivos em que há um protagonismo da indústria fonográfica, mas sua trajetória como subgênero ao longo de dez anos na TV brasileira leva a que se atente para o fato de que uma tensão, diretamente articulada a essa característica inicial, ganhe relevância e passe a definir a sua função. Tal tensão se origina de momentos de maior e menor aproximação do subgênero televisico com a indústria musical nos modos de funcionamento dos programas a partir, sobretudo, de dois eixos: a) do ponto de vista do interesse e da racionalidade econômica, em relação ao esforço direto de transformação dos participantes em grandes expoentes do mercado musical; b) do ponto de vista simbólico, com a exposição dos modos de seleção e de funcionamento da indústria mediados pelos valores culturais que envolvem mediações de gênero e de performance nas avaliações das apresentações dos participantes.