Tipo Mestrado
Ano 2015
Orientador PROF.ª DR.ª CARLA FERNANDA PEREIRA BARROS
Título MULHERES SEM CLASSE? Mídia e classe social num Brasil em ascensão
Resumo OURA, Iara. Mulheres sem classe? Mídia e classe social num Brasil em ascensão. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2015. Esta dissertação analisa a relação entre a mídia e o processo de aumento do poder de consumo das classes populares no Brasil. O objetivo é se aproximar das formas através das quais um grupo de mulheres das classes populares expressa, ordena e significa os fatos que compõem suas trajetórias de vida por meio de matrizes comuns às narrativas midiáticas, sejam elas ficcionais ou jornalísticas. O encontro dos dois eixos (a narrativa midiática e a narrativa de vida) busca ir além da ideia de “efeitos” e complexifica o lugar da mídia na sociedade contemporânea relacionando-a à noção de prática social. A hipótese que norteia o presente trabalho é a de que, no contexto de ampliação do acesso ao consumo das classes populares no Brasil, a mídia assume o duplo papel de conferir visibilidade e legitimidade a setores anteriormente invisibilizados e, ao mesmo tempo, modifica as suas formas de representar as classes populares. Compreender as formas através das quais essa modificação relaciona-se com as práticas sociais de mulheres das classes populares é o que se busca.