Tipo Mestrado
Ano 2010
Orientador PROF.º DR.º MARILDO JOSÉ NERCOLINI
Título TVs Educativas catarinenses: relações entre política, mercado e sociedade civil
Resumo Esta dissertação discute o modelo vigente de política de comunicação no Brasil, especialmente a relativa às Televisões Educativas, que são concedidas pelo Governo Federal às organizações não-governamentais. Busca demonstrar a complexidade da relação entre terceiro setor, sociedade civil, Estado e mercado e como essa articulação reflete na programação das emissoras. Para isso analisamos o processo de ampliação de emissoras de Televisão Educativa em Santa Catarina e se tal medida refletiu em uma maior democratização da comunicação nesse Estado. Para responder a essa questão, buscamos sustentar a hipótese de que as organizações não-governamentais, concessionárias de TVs Educativas, não atuam democraticamente e foram criadas por grupos com interesses privados. Com base nas entrevistas com oito dos noves concessionários catarinenses, além de extenso trabalho de pesquisa documental e bibliográfica, percebe-se que a maioria das concessões públicas foram feitas pelo Governo Federal às entidades sem vínculos comunitários e formadas, em grande parte, por associações políticas, religiosas e empresariais.