Tipo Doutorado
Ano 2011
Orientador PROFº. DRº. DÊNIS ROBERTO VILLAS BOAS DE MORAES
Título IMAGENS VISIONÁRIAS: IDEOLOGIA E ESTÉTICA NO CINEMA BRASILEIRO DE ESQUERDA (1950-1980)
Resumo Esta pesquisa trata da relação entre ideologia e estética no cinema brasileiro de esquerda no quadro histórico compreendido entre meados de 1950 e começo de 1980. O objetivo é assinalar como cineastas engajados adotaram postulados do marxismo ou do socialismo para abordar a realidade nacional. Na demonstração desse vínculo, abordamos as relações do cinema com a sociedade e a cultura, política e a economia no espectro brasileiro do pós-guerra. A exposição é norteada pela noção marxista de ideologia a partir da analogia com o dispositivo da camera obscura e refere às reflexões de Marx sobre a importância dos sentidos na percepção da realidade (uma não esboçada teoria da visualidade). Mostra de que modo realizadores de esquerda interpretaram a concepção marxista para integrá-la à sua estratégia de luta pela autonomia artística e ideológica e à conscientização do público. Esta “reelaboração” do marxismo marcou o realismo crítico dos cineastas da década de 1950 (com sua descoberta da realidade brasileira) e aprofundou-se na revolução cinemanovista dos anos 60 (com sua “estética da fome”) sob a forma de uma ideologia estética original, subversiva. Analisamos o refluxo do ideário esquerdista no contexto dos anos 1970, quando os cineastas optaram por uma experimentação artística descompromissada com o projeto de transformação do País. Desse período, rememoramos duas tendências relevantes: a do cinema militante e a da revisão da história, que suscitou uma polêmica sobre “patrulhas ideológicas”. A exposição, que se fundamenta em reflexões de uma constelação de autores marxistas ou simpatizantes, se encerra nos primórdios dos 1980 com o exame de obras que representaram um retorno do cinema de esquerda à história e à utopia.