Tipo Doutorado
Ano 2018
Orientador Afonso de Albuquerque
Título BEYOND WESTERN POP LENSES: O circuito das japonesidades e coreanidades pop e seus eventos culturais/musicais no Brasil
Resumo As influências pop midiáticas do Japão e da Coreia do Sul há muito estão presentes na sociedade brasileira. Se num primeiro momento, os mangás, animes e seriados japoneses povoaram as bancas e programas televisivos brasileiros, num segundo momento é a vez dos elementos culturais da Coréia do Sul a aportarem em terras brasileiras, com a música k-pop e os k-dramas, modificando os hábitos de consumo de um nicho dos jovens
brasileiros e o imaginário previamente estabelecido em torno da cultura asiática em nosso
país. Como parte de estratégias das relações exteriores destes países, a cultura pop “oriental” veio se fazendo cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, dado seu transito
exponencial na antigas e novas mídias, e se fazendo devidamente sentida nos espaços
urbanos das grande metrópoles do nosso país. Esta tese tem por objetivo geral efetuar uma análise sobre o papel central dos eventos culturais/musicais relacionados ao pop japonês e sul-coreano na constituição de um sólido circuito de interesse em torno das expressões
midiáticas do pop “asiático” no Brasil. A partir de um olhar radiográfico que gira em torno
da tríade composta pelas convenções e eventos de fãs, os shows e espetáculos “ao vivo” de música pop oriental e as festas noturnas e matinês realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nos interessa perceber como se dá o “consumo da experiência”
contemporânea com o pop japonês e sul-coreano nas ocasiões presenciais desses eventos culturais/musicais. A cartografia com inspiração etnográfica realizada entre 2014 e 2017 evidenciou como as relações interculturais acontecem nos espaços urbanos e virtuais, entre os fluxos globais e locais e, pela qual podemos visualizar as diferentes forças e atores que impulsionam e regem atualmente a difusão do fenômeno da Japão Mania e da Onda Coreana em nosso país.