Tipo Mestrado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.º BRUNO ROBERTO CAMPANELLA
Título A nova face da moeda: A criança na publicidade do setor financeiro da revista Veja
Resumo A presença da criança tem sido crescente nas propagandas de produtos/serviços voltados ao consumo adulto. Dentre as mais variadas áreas, o destaque absoluto vai para o setor financeiro. Partindo do pressuposto de que o universo econômico possui características e valores absolutamente distintos dos comumente associados ao universo infantil, e de que a publicidade é um discurso social capaz de nos oferecer pistas sobre como cada sociedade pensa/constrói/se apropria da infância e seus valores, este trabalho baseia-se nos seguintes objetivos: investigar as mudanças na compreensão sobre a infância em diferentes períodos brasileiros, apresentar uma reflexão sobre possíveis intenções do setor financeiro em relacionar-se com a imagem da criança, e apontar criticamente algumas formas que a criança aparece nas narrativas comerciais do setor ao longo do tempo. Para tanto, com base em referenciais teóricos das áreas de comunicação, consumo e sociologia e valendo-se da análise do discurso como método qualitativo referencial, apresentam-se neste trabalho os frutos de uma pesquisa histórico-comparativa de vertente crítica feita sobre a presença da criança nas propagandas do setor financeiro veiculadas na revista Veja nos anos de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010.