REPRESENTAÇÃO DA DOR SOCIAL NO MÉXICO DO SÉCULO XXI
SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA FEMINISTA (PRINT – UFF – BRASIL / UNAM – MÉXICO)

Este minicurso buscará refletir e problematizar as estratégias de representação da dor social vivida no México durante o século XXI, particularmente pelas mulheres, a partir de uma perspectiva feminista crítica. Partiremos principalmente de exemplos literários de novelas gráficas em diálogo com reportagens jornalísticas.

Quando: 19 / 20 / 21 de junho | quarta, quinta e sexta |

Onde: Auditório das Pós-Graduações do IACS
Campus do Gragoatá – Bloco J
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n São Domingos – Niterói/RJ
CEP: 24210-201

Quem: O curso será ministrado pela prof. Dra. Ivonne Sánchez Becerril, do Instituto de Pesquisas Filológicas, (UNAM).

*O curso, que será ministrado em espanhol, contará com a participação e intervenções da doutoranda Lieli Loures (PPGCOM-UFF | Universität Tübingen), que também poderá contribuir no processo de tradução do que for preciso.

Inscrições: até o dia 17/06, pelo formulário: https://forms.gle/qYdq6evuwukc4MRG7

Ivonne Sánchez
Doutora em Literatura Latino-americana pela UNAM; atualmente é pesquisadora do Instituto de Investigaciones Filológicas e professora de graduação e mestrado na UNAM. Faz parte do grupo de pesquisadores da UNAM na Rede de Pesquisa Interinstitucional do Sul Global da Eberhard Karls Universität Tübingen desde sua fundação em 2015; membro fundador do Seminário de Estudos sobre Narrativa Latino-Americana Contemporânea (SENALC) da UNAM, e corresponsável pelo projeto de pesquisa coletiva A401322 “Prácticas literarias de las escritoras latinoamericanas en el siglo XXI” (UNAM 2022-2023). Ela leciona cursos de graduação em Estudos Latino-Americanos e Literatura Hispânica, bem como cursos de pós-graduação em literatura na UNAM.

Sua pesquisa se concentra na relação entre estratégias literárias, teoria literária e contextos de escrita; sua área de especialização é a narrativa latino-americana, particularmente as narradoras cubanas pós-soviéticas, mexicanas recentes e latino-americanas contemporâneas.

Suas publicações mais recentes são os artigos “De antologías, tradición y canón. Periplos y peripecias de la narrativa de autoras cubanas en el siglo XXI” na edição atual da Revista Iberoamericana del IILI (vol. LXXXXIX, nºs 282-283, janeiro-julho de 2023); ‘Confrontar la muerte: la representación de los cuerpos exánimes en la narrativa mexicana reciente’ na Revista de Crítica Literaria Latinoamericana (nº 97, julho de 2023) e o artigo ‘Confrontar la muerte: la representación de los cuerpos exánimes en la narrativa mexicana reciente’ na Revista de Crítica Literaria Latinoamericana (nº 97, julho de 2023). 97, julho de 2023) e o livro Subjetividades de la megaurbe mexicana: de la articulación estética a la participación política (UNAM / Universidade de Tübingen / Editorial Bonilla Artigas 2024), editado por Ivonne Sánchez Becerril, Sebastian Thies e Arturo Alvarado.

*Lieli Loures
Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense, programa de Pós-graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia Cultura e Produção de Sentido e no programa de Estudos do Sul Global na Faculdade de Humanidades, Universidade de Tübingen. Feminista interseccional, atua nas seguintes frentes de pesquisa: Jornalismo e cidadania das mulheres; Estupro e Violências contra as mulheres; Corpo, território. Membro do TRAVESSIA Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global (PPGCOM/UFF) e do Doctoral Certificate Program in Global South Studies, da Universidade de Tübingen, Alemanha. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação, habilitação em jornalismo.