A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFF), realizará nos dias 29 e 30/11 a primeira edição do Novembro Negro PPGCOM/ UFF ação que encerra as comemorações do mês da consciência negra deste ano. O evento tem como objetivo dar visibilidade a produção dos pesquisadores negros do programa.
Organizado pelo Coletivo Negro Marcos Romão, o evento contará com duas Giras de Saberes: uma roda de conversa com outros coletivos universitários e outra com a apresentação das produções de discentes negros (as) do PPGCOM/UFF. Os pesquisadores que desejarem apresentar seus trabalhos no evento poderão se inscrever entre os dias 10/11 e 20/11 pelo link: https://mla.bs/5c88844e, enviando um resumo de até 300 palavras, o título da apresentação e três palavras-chave. Já os ouvintes, poderão fazer a inscrição por meio do formulário disponível no link: https://mla.bs/b70eb244 . O PPGCOM UFF emitirá os certificados aos pesquisadores e ouvintes.
Com o aumento do número de discentes negros na pós-graduação, há uma maior diversidade temática e teórica dentro do PPGCOM UFF no que se refere tanto às pesquisas de mestrado quanto de doutorado. O evento pretende ser um importante momento de divulgação científica desta enorme produção de teses e dissertações em andamento não só para o público interno, como externo também, por tratar-se de um evento online.
Programação:
Dia 29:
18h – Mesa de Abertura
Felipe Trotta (Coordenação PPGCOM UFF);
José Messias (Docente PPGCOM UFF));
Nalui Mahin (CENUFF)
Luciana Fernanda (Discente PPGCOM UFF)
Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão
19h – Gira de Saberes com Coletivos Negros
Coletivo Beatriz Nascimento – UFRJ
Coletivo Marlene Cunha – Museu Nacional
Diretório de Estudantes Negres de Ciências Sociais da UFF
Militância Negra UERJ
Coletivo ENEGRECER
Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão
Dia 30:
19h – Gira de Saberes Pesquisadores Negros PPGCOM UFF
Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão
Sobre o Coletivo Negro Marcos Romão
O Coletivo Negro Marcos Romão atua desde 2017 no PPPGCOM UFF principalmente através da realização do preparatório para ingresso no programa e na conquista e manutenção de direitos relacionados à entrada e à permanência de alunos negros na pós graduação. Recentemente batizado com o nome de Marcos Romão, o coletivo presta uma homenagem póstuma ao comunicador por excelência, jornalista, professor e sociólogo que se dedicou à militância contra o racismo até seus últimos dias. O militante fez parte de diversos momentos fundamentais para as conquistas dos direitos do povo negro brasileiro e é um dos fundadores do MNU – Movimento Negro Unificado e do SOS Racismo do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras/IPCN. Também fez parte do primeiro coletivo universitário negro do Brasil: o Coletivo André Rebouças, na UFF, na década de 1970. Após retornar do exílio, foi presente em movimentos negros estudantis da universidade, encontrando-se constantemente em suas palestras e reuniões. Próximo de vários estudantes da UFF que entraram após as ações afirmativas, era considerado um dos nossos “Mais Velhos”. Hoje ancestral, as muitas histórias de luta e resistência contadas em rodas de conversas no campus se confundem com a história da luta negra na própria UFF e no Brasil.