Tipo Mestrado
Ano 2011
Orientador PROF.º DR.º GUILHERME NERY ATEM
Título SER VIAJANTE: Do consumo do tempo aos modos de consumo da experiência
Resumo O presente estudo propõe uma discussão sobre o que é ser viajante a partir da relação
entre viagem, tempo, consumo e mídia. Esta última detém um papel importante na formação
do “olhar” turístico e do ser viajante por oferecer representações imagéticas que servem de
referência para o consumo da experiência turística. Com o intuito de examinar a questão do
“olhar” turístico, estabelecemos uma mídia como objeto de análise: a revista de viagem
Lonely Planet. A escolha deste periódico se deve ao fato de ele propor uma abordagem
diferenciada das outras publicações do ramo, dispondo-se a produzir uma percepção turística
além do convencional, típica do viajante intitulado independente. Foram selecionados
editoriais referentes aos anos de 2009 e 2010 que permitiam o entendimento do “olhar”
turístico proposto pela mídia. Também foram analisadas cinco publicações da seção “Postais:
onde você esteve e o que você viu” que possibilitaram compreender o ser viajante a partir da
experiência dos leitores e, ao mesmo tempo, da concepção da revista, presente na escolha das
imagens e dos relatos ali publicados. Esta dissertação revelou-se uma reflexão aberta, que
oferece vários ângulos de observação, propondo pensar o ser viajante não apenas como um
consumidor do bem material chamado viagem, mas como um consumidor do tempo, da
materialidade da experiência e das representações imagéticas que buscam amenizar a angústia
do fim e revelam um mundo preocupado em dar um sentido ao tempo que escoa contra a
nossa vontade.