Tipo Mestrado
Ano 2018
Orientador THAIANE MOREIRA DE OLIVEIRA
Título Sempre esteve tudo ali? A influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação
de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da
Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal
como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas
histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a
hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações
narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as
personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria
versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o
fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos
quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para
verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como
metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos
paratextos das marcas Disney e Disney Princess.

Visualizar anexo

Skip to content