Entre os dias 21 e 25 de junho o Interdisciplinary Centre for Global South Studies (ICGSS), da Universidade de Tübingen (UT), na Alemanha, realiza a conferência “Toxic Temporalities in the Global South”. O evento será transmitido por meio da plataforma de videoconferência Zoom, a partir das 8h30.
A conferência é uma realização do ICGSS em cooperação com os seguintes projetos e universidades parceiras: Territórios Desconfortáveis: Imagens, Narrativas e Objetos do Sul Global (Universidade de Tübingen /UFF); Seminário de Estudos sobre o Tempo (Universidade Nacional Autônoma do México); e Projeto MWK: Subjetividades urbanas na África Subsaariana (Universidade de Tübingen/ Universidade Cheikh Anta Diop/ Universidade Félix Houphouët-Boigny).
Nos 17 painéis serão debatidos temas como temporalidades tóxicas e ecologia; tempo e futuro; temporalidades e territorialidades do mal-estar na América Latina; educação e temporalidades tóxicas; memórias tóxicas advindas dos processos de escravização, dentre outros.
A conferência
A conferência “Toxic Temporalities in the Global South” marca o encerramento do ciclo de atividades do programa de doutorado Temporalidades Enredadas no Sul Global, desenvolvido pelo ICGSS juntamente com universidades parceiras no Brasil (UFF), México (UNAM), Senegal (UCAD) e Costa do Marfim (UFHB).
O evento parte do entendimento de que as temporalidades no Sul Global ocorrem sob formas complexas de justaposição entre políticas, práticas e imaginários temporais que se originam em uma multiplicidade de contextos nos quais se conjugam o impacto da globalização, a longue durée colonial e a persistência de culturas temporais indígenas.
O colóquio propõe-se a reorientar o debate sobre aqueles regimes temporais que, dada sua natureza conflituosa e tóxica, ameaçam decompor e desarticular subjetividades e comunidades. Essas temporalidades tóxicas revelam seu efeito destrutivo em vários campos das práticas sociais e culturais na forma de autoritarismos, colonialidade, experiências de violência, racismo e desigualdade, bem como degradação ecológica e outras formas de mal-estar.
O objetivo da conferência é analisar, a partir da discussão de estudos de caso e incluindo a contribuição das epistemologias do sul, a temporalização de estruturas, dispositivos, imaginários, materialidades ou práticas culturais.
Serão debatidas as seguintes questões. Como a toxidade dessas temporalidades se manifesta nos níveis “subjetivo” e “coletivo”? Como as temporalidades tóxicas se comportam diante dos regimes temporais que constituem as práticas sociais e culturais no Sul Global? Quais são as estratégias de resiliência e resistência por meio das quais sujeitos e comunidades confrontam essa toxicidade temporal?
Inscrições
A programação completa da conferência e bem como as orientações para se inscrever estão disponíveis no site da Universidade de Tübingen.
http://www.uni-tuebingen.de/global-south
Contato
Dr. Roberto Robalinho (coordenador)
PPGCOM/UFF / Universidade de Tübingen
Rrobalinho78@gmail.com
*A imagem que ilustra o texto é um fragmento do filme “White out, black in”, de Adirley Queirós (Brasil, 2014).