Tipo Doutorado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.º RAFAEL DE LUNA FREIRE
Título Independência, Partição e Cinema: o impacto do nacionalismo e da partição da Índia nos filmes produzidos em Bombaim Rio de Janeiro 2016
Resumo Esta tese é sobre o cinema de Bombaim, na Índia, nos anos de 1946 a 1949, período do processo
de independência indiana da colonização britânica. Três filmes e uma revista de cinema,
Filmindia, são analisados. Os filmes são: Elan (Mehboob Khan, 1947), Lahore (M.L. Anand,
1949) e Barsaat (Raj Kapoor, 1949). O objetivo é o de observar como o cinema de Bombaim
construiu discursivamente a Índia como nação nos anos 1940. A hipótese é a de que o processo
de formação da nação indiana tenha passado pela criação de um ideal de pureza nacional e
pela tentativa de extirpação da “sujeira moral”, relacionada a qualquer representação de cunho
erótico, e da “impureza”, representada por aqueles que não eram considerados como parte da
nação – os muçulmanos. No cinema, desenvolveu-se o discurso da Índia como um território
habitado por hindus, em contraste com um Paquistão muçulmano, negando a existência de uma
identidade indiana muçulmana. A representação cinematográfica de qualquer manifestação de
sexualidade, como cenas de beijo, foi considerada obscena e não indiana e foi censurada.

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