Como parte do retorno às atividades de 2022.2, o PPGCOM/UFF convida a todes para assistir à palestra de Rogério Haesbaert, que será realizada na próxima terça, dia 30/08, às 15h, na sala 406 (Gragoatá, Bloco A).

Intitulada “Questões sobre a descolonialidade no contexto geográfico latino-americano“, a palestra apresenta alguns dos postulados do autor apresentados em seu último livro “Território e descolonialidade”, publicado em 2021 e disponível para download aqui.

Sobre o autor:
Rogério Haesbaert é professor titular e pesquisador do PPG Geografia da UFF e referência internacional nos estudos sobre territorialidade. Pesquisador nível 1A do CNPq, foi professor visitante em diversas universidades na França, Inglaterra, México, Colômbia, Equador e Argentina. Ao longo de sua trajetória, tem elaborado e discutido conceitos e temas como: território, des-territorialização, contenção territorial e multi/transterritorialidade; região, identidade e des-articulação regional; abordagens descoloniais na Geografia; desigualdade geográfica e diferenciação do espaço. É autor, entre outros, dos livros “O Mito da Desterritorialização” (ed.em espanhol, México), “Regional-Global” (ed. em espanhol, Argentina e Colômbia), “Viver no limite” (ed. em espanhol, México) e “Território e Descolonialidade” (Argentina e Brasil).

Programação completa

A palestra integra o Seminário Probral CAPES/DAAD, em parceria com a Universidade de Tübingen. O projeto é um entre vários celebrados entre o PPGCOM/UFF e a universidade alemã, em torno das pesquisas sobre o amplo guarda-chuva de “Estudos sobre Sul Global”.
Antes da palestra, às 14h, será realizada uma mesa de abertura com o lançamento oficial do acordo de Dupla Titulação de Mestrado, em cooperação com Tübingen.
No dia 31/08,  o seminário seguirá com uma série de mesas e palestras, conforme programação abaixo.

Mesa de abertura do evento

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Skip to content