Tipo Doutorado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.º FERNANDO MORAIS DA COSTA
Título O DUPLO DO SOM NO CINEMA: RELAÇÕES ENTRE A TÉCNICA E A ESTÉTICA NO AUDIOVISUAL.
Resumo Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos têm sido cada vez maiores e num ritmo mais acelerado. Manter-se atualizado e preparado para as demandas do mercado, e, ainda assim, conseguir associar todos esses avanços ao grande número de possibilidades estéticas, tem sido um árduo trabalho. Talvez, por conta deste ritmo mais acelerado nas produções audiovisuais, e da necessidade de uma especialização cada vez maior por parte dos técnicos envolvidos com o trabalho, a estética esteja perdendo um pouco do seu espaço. As questões entre técnica e estética não são novas no cinema, nem em suas sonorizações. É necessário, entretanto, saber o quanto uma influencia a outra, ou se há entre elas alguma dependência. Seria suficiente para a narrativa sonora de um filme ter um som de alta qualidade técnica? Há algum momento em que a técnica deve ser postergada para se proporcionar uma construção estética? Tanto uma quanto a outra deve ter sempre o mesmo d estaque dentro da produção de um filme? Alguns creditam os problemas existentes entre técnica e estética à ausência de um workflow que defina cada uma das etapas do processo. Outros apostam na diversidade existente entre as mais variadas formas de realização. Nós analisaremos da teoria a prática, com o intuito de descobrir se há entre elas o que podemos chamar de um duplo do som no cinema.

Visualizar anexo

Skip to content