Tipo Doutorado
Ano 2012
Orientador PROF.ª DRª SIMONE MARIA ANDRADE PEREIRA DE SÁ
Título DINÂMICAS DE AUTOAPRESENTAÇÃO EM SITES DE REDES SOCIAIS: performance, autorreflexividade e sociabilidade em cenas de música eletrônica
Resumo Tomando os sites de redes sociais como lugares para a autoapresentação dos atores
sociais na vida cotidiana, o trabalho tem por objetivo entender como atores de cenas da
música eletrônica paulistana e carioca se autoapresentam no Facebook. Tal recorte
justificou-se, dentre outros aspectos, pelo intenso uso que os atores dessas cenas
demonstraram fazer do site, sendo um agrupamento social que pode ser considerado
early adopter do Facebook no Brasil. Buscamos problematizar os argumentos de uma
série de autores que defende que os sites de redes sociais teriam trazido à tona ou
potencializado sobremaneira a superexposição dos sujeitos e de suas intimidades na
contemporaneidade, aliadas a uma busca incessante e indiscriminada por visibilidade.
Partimos de três premissas teóricas que nos permitem entender os modos como os
atores se autoapresentam nos sites de redes sociais: 1) o conceito de autorreflexividade
de Giddens; 2) o entendimento do consumo como produtor identitário e 3) as
perspectivas de Goffman e dos interacionistas simbólicos sobre apresentação de si
enquanto co-construção com a figura do “outro”. O aporte metodológico foi baseado
principalmente na etnografia, através da realização de cinco entrevistas em
profundidade semi-estruturadas com atores sociais das cenas aqui investigadas, além da
observação participante de seus perfis no Facebook. Aplicamos ainda questionário
online com perguntas abertas e fechadas via Facebook. Pudemos concluir que os
processos de autoapresentação desses atores sociais no Facebook estão relacionados à
performatização de determinados aspectos de suas identidades para públicos imaginados
específicos, fazendo com que tenham de gerenciar cuidadosamente as impressões que
desejam criar para sua rede de contatos, buscando manter ou, ao contrário, romper
propositalmente com uma suposta coerência expressiva entre seus selves off-line e no
Facebook e instaurando novos regimes de visibilidade na contemporaneidade.

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