E-book pode ser acessado gratuitamente e terá lançamento oficial em congresso na Argentina

Já está disponível para download e consulta o livro “Decolonialidade, Comunicação e Cultura”, que reúne reflexões de 21 pesquisadores de 12 instituições de ensino superior de países latino-americanos, incluindo estudantes do PPGCOM/UFF. A obra é resultado da parceria entre três grupos de pesquisa: o TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global do PPGCOM/UFF, o Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), e o Grupo Comunicação-Decolonialidade (ALAIC – Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação, com participantes de vários países).

A proposta da publicação é compartilhar, a partir de uma perspectiva latino-americana e decolonial, abordagens críticas e alternativas em torno dos fenômenos comunicacionais e culturais atravessados por dissidências, resistências e conflitos constituídos na mobilização criativa de saberes. Para isso, assume como eixo central o caráter interdisciplinar, concretizado na confluência de reflexões de diversos pesquisadores, localizados em diferentes campos do conhecimento. Ou seja, o movimento de observação dos campos da cultura e comunicação, a partir de perspectivas decoloniais, demanda a interdisciplinaridade como possibilidade de análise e da própria existência em territórios plurais.

O livro é apresentado pelo professor do PPGCOM/UFF e coordenador do TRAVESSIA Fernando Resende, que escreveu o prefácio. A organização da publicação contou com a participação da doutoranda do PPGCOM/UFF Verônica Lima, além dos professores Antonio Carlos Sardinha (Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas – CNPq/Unifap), Eloina Castro Lara (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/México), e Valeria Belmonte (Universidad Nacional del Comahue/Argentina). Para garantir a qualidade dos artigos apresentados, foi criado um comitê científico de avaliação e consulta, composto por 14 pesquisadores de 11 instituições de ensino superior, todos doutores e com experiência de pesquisa.

Lançamento oficial

A publicação será oficialmente lançada na sessão “Novidades Editoriais”, nesta quarta-feira, 28/09, no XVI Congresso da ALAIC, evento que está acontecendo em Buenos Aires, Argentina. Na ocasião, os organizadores apresentarão os eixos principais do livro aos participantes do congresso, que reúne pesquisadores de toda a América-Latina.

O acesso ao livro é totalmente gratuito e pode ser feito através do site da Editora Unifap, responsável pela edição, ou também pelo site do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap.

Livro: Decolonialidade, Comunicação e Cultura
Acesso gratuito