Tipo Doutorado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º MAURÍCIO DE BRAGANÇA
Título MODERNISMO E TROPICALISMO: RELEITURAS NO CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 1980
Resumo Neste trabalho, serão analisados quatro filmes de longa-metragem realizados no Brasil, na década de 1980, que retomaram o universo do Modernismo. São eles: O homem do Pau Brasil, de Joaquim Pedro de Andrade (1981); O rei da vela, de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes (1982); Exu-piá, coração de Macunaíma, de Paulo Veríssimo (1983); e Um filme 100% brazileiro, de José Sette de Barros (1986). O trabalho situa os filmes em seu momento político e cultural e no contexto político-econômico do cinema brasileiro em suas relações com o mercado e com o Estado. O segundo eixo articula questões estéticas e de linguagem. Este viés permite analisar como os cineastas lidaram com as referências literárias e artísticas presentes no Modernismo e no Tropicalismo, e com quais filmes e diretores dialogaram em seu processo criativo.

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