Tipo Doutorado
Ano 2013
Orientador PROF.º DR.º FERNANDO ANTÔNIO RESENDE
Título Narrar a Guerra: produção de sentido no Fotojornalismo
Resumo Esta tese discute como o fotojornalismo construiu um estilo de narrar a guerra, produzindo
sentido. Os parâmetros deste estilo visual são delineados através de uma análise visual
detalhada de fotografias clássicas da cobertura das guerras do século XX, com destaque
para a Guerra Civil Espanhola, II Guerra Mundial e Guerra do Vietnã. Procura-se
demonstrar que este modo de fazer fotografias de guerra surge a partir de determinadas
condições históricas e profissionais que realizaram tais coberturas fotográficas. Verificase
ainda que, em situações especiais, de grandes eventos trágicos ou traumáticos, esse
estilo pode dar lugar a um modelo particular de fotografar que aparece pela primeira vez
em 1945, com a libertação dos campos de prisioneiros nazistas. Embora se perceba um
recrudescimento deste clássico estilo de fotografar a guerra entre meados da década de
1970 até os ataques terroristas do 11 de Setembro, verifica-se o seu retorno, com certas
adaptações, no pós 11 de Setembro. Além disso, defende-se que este estilo de fotografar a
guerra, baseando-se em elementos de drama, expressão artística, narratividade e realismo,
continua sendo considerado como o bom fotojornalismo e, portanto, tem implicações
importantes para como o público percebe os eventos mediados através do fotojornalismo

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