Tipo Mestrado
Ano 2015
Orientador PROF.ºDR.º MAURICIO DE BRAGANÇA
Título A ALTERIDADE DAS IMAGENS EM A PEDRA DO REINO O Barroco e a Experiência Estética na Comunicação
Resumo O presente trabalho consiste em uma análise da série televisiva A Pedra do Reino, transmitida pela Rede Globo de Televisão entre os dias 12 e 16 de junho de 2007. Dirigida por Luiz Fernando Carvalho e realizada pelo Projeto Quadrante, a produção foi exibida como parte das homenagens aos 80 anos do escritor Ariano Suassuna, autor do livro-base Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, publicado em 1971. O objetivo do estudo é investigar a relação entre a estética e a comunicação, tendo como ponto central da análise a abordagem do conceito de imagem, a partir da noção de experiência. Busca-se detalhar a maneira como tal conceito está presente na retórica estético-formal do meio televisivo, ampliando a leitura de A Pedra do Reino como um objeto da comunicação capaz de revelar as tensões existentes entre as artes e as mídias na contemporaneidade. Examinando os signos presentes no romance e na adaptação, o texto lança um olhar sobre o espectro cultural do universo literário de Ariano Suassuna e todo o projeto conceitual do Movimento Armorial, como um modo de problematizar a própria alteridade da série televisiva. É a partir de uma contextualização do caráter elementar do Barroco, como fato estético dominante na obra, que o texto propõe essa aproximação, como um paradigma epistemológico da análise, em sua função de detalhar a retórica estético-filosófica do objeto empírico. Esta atividade serve de auxílio para a investigação, tanto do discurso em torno das imagens televisuais, como do diálogo de linguagens entre as diferentes formas artísticas reverenciadas pela adaptação. Pretende-se, mediante o dissenso promovido pelo devir da experiência sensível das imagens de A Pedra do Reino, evocar novos desdobramentos estéticos e políticos do meio televisivo, frente à pertinência da noção de experiência estética no campo da comunicação.