Tipo Mestrado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º FERNANDO MORAIS DA COSTA
Título CULINÁRIA SONORA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO SONORA D’O GRIVO EM CINCO “MICRO-DRAMAS DA FORMA” DE CAO GUIMARÃES
Resumo A presente dissertação é um estudo analítico da construção sonora, realizada pelo duo O
Grivo, dos curtas-metragens Hypnosis (2001), Nanofania (2003), Da janela do meu quarto
(2004), Quarta-feira de cinzas (2006) e Sin Peso (2007) realizados por Cao Guimarães.
Ambos os filmes são designados pelo realizador como “micro-dramas da forma”. Estes são
filmes que as imagens são captadas por estímulo, perplexidade ou espanto, pelo desejo que
move o artista a filmar algo. Todos fazem parte também do Cinema de Cozinha de Cao
Guimarães, o cinema que experimenta. É dentro deste Cinema que provamos a culinária
sonora do duo de arte sonora O Grivo que nos apresenta seu minimalismo amplificado, por
meio de seus objetos, instrumentos, mecanismos e máquinas sonoras. Propomos uma análise
sonora em duas vias: stricto sensu e lato sensu. Lato sensu, relacionamos imagem sonora à
imagem visual, tendo como base conceitos como o tri-cercle des sons (Michel Chion), o
fantastical gap (Robynn Stiwell), os usos isomórfico e icônico do som (Scott Curtis) e os
princípios da música citados por Claudia Gorbman. Baseamo-nos, também, em processos de
sound design. Strictu sensu, temos como base os elementos fundamentais dos sons para
descrevê-los nos filmes. Para este estudo analítico foi utilizado o software livre de análise de
filmes Lignes de Temps. Assim, temos como objetivo examinar como se dá a articulação
destes conceitos com a construção sonora dos cinco curtas-metragens em estudo e,
consequentemente, como o trabalho minucioso de criação e expressão sonora d’O Grivo vem
contribuindo tanto para estas obras como para os estudos de som no audiovisual.

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