Tipo Mestrado
Ano 2017
Orientador SIMONE MARIA ANDRADE PEREIRA DE SÁ
Título SARAVÁ METAL: Santo de casa também faz milagre
Resumo A presente pesquisa tem como principal objetivo abordar as tensões e disputas apresentadas pela banda Gangrena Gasosa em suas performances e discursos, baseadas especialmente, na apropriação que fazem de elementos das religiões afro-brasileiras e dos arranjos socioculturais próprios de sua localidade. As tensões provenientes das expectativas levantadas pelo gênero metal e dos sentidos atribuídos aos elementos apropriados das religiões de matrizes afro-brasileiras formam um ambiente rico para análise de sentidos e questionamentos ligados às formas de representação e construção de identidade no universo da música e seu aspecto midiático.
Partindo da proposta apresentada por Jeder Janotti (2006), serão identificadas estratégias de convenções sonoras, de performance, de mercado e de sociabilidade utilizadas pela banda, a fim de captar as negociações e controvérsias envolvidas na apropriação de elementos e discursos ligados a ordem local/nacional como forma de representação e construção de identidade.
Para isso, serão analisados os materiais empíricos disponíveis sobre a banda – sua discografia, vídeos, entrevistas de sites, jornais e blogs em conjunto com as entrevistas realizadas por mim com os integrantes e a observação participante em shows da banda.