Tipo Mestrado
Ano 2014
Orientador PROF.ª DR.ª MARIANA BALTAR FREIRE
Título PERFORMANCES DO FEMININO: o lugar da beleza nas vitrines midiáticas
Resumo O estereótipo da beleza perfeita que a mídia difundiu nos últimos séculos tem convivido
com novas representações da beleza e do feminino. Recentemente, algumas campanhas publicitárias
passaram a investir em um discurso da diversidade e da democratização da beleza, expondo corpos
comuns, fora dos padrões hegemônicos e nomeados sob o rótulo de “reais”. No entanto, o mesmo
movimento que coloca em pauta a problematização de padrões hegemônicos ligados à beleza,
ambém reforça algumas coerções estéticas e sociais reservadas à mulher. Esta dissertação buscará
compreender de que forma a emergência e a exploração da imagem do corpo de mulheres comuns,
reais e anônimas tem reposicionando e resignificado os sentidos tradicionalmente dados à beleza e
ao lugar do feminino na mídia. Para tanto, pretende-se analisar as imagens da campanha publicitária
da marca Dove investigando a performance dos corpos comuns e sua relação com a exposição da
ntimidade e do cotidiano de mulheres anônimas. Discutindo o lugar de aprisionamento estético que
o feminino ainda ocupa, este trabalho almeja compreender de que maneira o contemporâneo faz
circular novas imagens do feminino onde a beleza ainda se coloca como um constante definidor de
gênero.

Visualizar anexo

Skip to content