Tipo Mestrado
Ano 2013
Orientador PROF.º DR.º MARILDO JOSÉ NERCOLINI
Título DAS IGREJAS PARA OS PALCOS: O Mercado da Música Católica Apropriações e Ressignificações
Resumo O presente estudo se propõe a analisar uma esfera d o mercado musical. Trata-se de um olhar sobre fenômenos recentes que movimentam os fl uxos de um negócio de nicho e atraem os investimentos de camadas da indústria fonográfica brasileira. A partir das influências do processo de globalização percebe-se o surgimento de novas formas de produzir música e expressar a fé através delas. O úblicop cristão, nesse sentido, torna-se um nicho comercial promissor dentro desse mercado, na medida em que, gradativamente, a música católica deixou de ocupar um lugar secundário nas práticas de consumo entre os fiéis, para se tornar um importante elemento que se adapta aos processos e técnicas da música popular espetacularizada e, por consequência, reforça as referidas mudanças do mercado fonográfico. Atravésde três estudos de caso (uma gravadora, um grande evento e uma premiação) este t rabalho avalia as estratégias que inserem a música católica na dinâmica do mercado da música em geral